Notícia

04 de Outubro, 2021

“Rezemos ao Anjo que nos acompanha na vida”

Papa Francisco Celebra Homilia de São Miguel Arcanjo nos Jardins do Vaticano.

No sábado, dia 02 de outubro, o Papa Francisco celebrou uma missa para a Gendarmaria Vaticana na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que se encontra nos Jardins do Vaticano. 

Francisco iniciou a sua homilia na festa do Arcanjo São Miguel explicando como a harmonia pode se acabar: “A harmonia da Criação: é um equilíbrio humano, belo! Mas imediatamente após esta harmonia, onde o homem encontra a mulher e eles são uma só carne, algo acontece: a serpente seduz. E essa harmonia entre homem e mulher é destruída. A harmonia desse casamento acaba, com as consequências que conhecemos. Este é um símbolo de como a harmonia pode ser perdida”.

 

Missão do diabo: destruir a harmonia

- “Mas por quê? Pergunta-se o Papa. - Porque alguém está tentando destruí-la?”

E continua: “Este é o trabalho do diabo” afirma.

 - Esta é a ‘missão’ do diabo: destruir a harmonia, destruir a beleza que Deus fez para nós. E é por isso que Jesus veio, para dar sua vida para resolver este problema e para vencer o diabo na cruz”.

“E nós, em nossa vida diária, se pensarmos bem quantas vezes temos ansiedades, problemas, que perdemos o equilíbrio, que perdemos a paz, que perdemos a harmonia”.

 

Com o diabo entrou a inveja

Francisco continua sua homilia afirmando: “As guerras são obra do diabo, não tenho medo de dizer isso. Talvez alguém diga: ‘Mas isto, padre, é muito antiquado’. Não, é a verdade, e a verdade não é moderna nem antiquada, é a verdade. Sempre foi assim".

“O inimigo da natureza humana: esse é o diabo. Por quê? Por causa da inveja. A Bíblia diz que, com o diabo, a inveja entrou no mundo, destruindo-nos, separando-nos uns dos outros”

 

São Miguel a ajuda de Deus

“E na Bíblia vemos que o Senhor nos dá anjos para nos acompanhar, até mesmo para nos defender, para que eles possam nos defender desta ‘política’ do diabo, de destruição. “E o ‘líder' - por assim dizer - dos Anjos é São Miguel, a quem celebramos hoje”.

“Abençoemos os Anjos porque eles são nossos companheiros de estrada; abençoemos São Miguel porque ele é um lutador e vos ensina, ensina-nos a lutar contra o maligno, contra o inimigo, que sempre cria ciladas, coisas para nos dividir e para nos derrubar a todos”

“Hoje, na Festa de São Miguel Arcanjo, àquele que é o líder da última batalha segundo o Livro do Apocalipse, damos graças a Deus porque, depois do pecado, Ele não nos deixou sozinhos: Ele nos deu Anjos para nos acompanhar, para nos acompanhar ao longo de nossas vidas. E cada um de nós tem um companheiro de viagem, um Anjo que nos acompanha sempre. Não podemos esquecer de rezar a eles”.

 

Anjo que nos acompanha na vida

Francisco recordou dos anjos nas nossas lutas na vida diária: “Há sempre dificuldades que nos dividem, que semeiam o mal. É por isso que rezamos a São Miguel, para que sempre derrote o diabo, porque é ele quem causa divisão, quem semeia inveja. A Bíblia o diz claramente: por causa da inveja, o diabo entrou no mundo. E também rezemos ao Anjo que nos acompanha na vida. Esta é uma verdade”, conclui o Papa.

 

Por fim frisou:

“E com simplicidade demos graças a Deus: agradecemos porque Ele nos dá esta companhia, agradecemos porque Ele nos dá este 'general' que luta com o exército para vencer a batalha final...".

Por: Amex, com Vatican News



Horários de missa