Notícia

16 de Março, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 16/03/2021

4ª SEMANA DA QUARESMA

Ez 47,1-9.12 Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 8) Jo 5,1-16

 

EVANGELHO Jo 5,1-16

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. [...]

MEDITAR A PALAVRA

“Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada.”

Jesus é aquele que faz a mediação entre nós e Deus. No Evangelho de hoje, um homem está doente há muito tempo e se vê impossibilitado de aproximar-se da piscina que da água que o curaria. Jesus vê o homem e toma a atitude de ir ao seu encontro para ajudá-lo no seu processo de cura. Assim, sejamos pontes que levam os irmãos que estão sentados no limite da esperança, incapaz de se comprometer com a vida, desiludido com os outros, com a condição de vida e muitas vezes também com a religião. Sejamos canais da bênção, da graça e da cura.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

 Se Deus é amor, a caridade não deve ter fronteiras, porque a grandeza de Deus não tem limites.   É certo, irmãos caríssimos, que todos os tempos são bons para o exercício da caridade. Mas estes dias da Quaresma a isso nos exortam de modo especial. Quem deseja celebrar a Páscoa do Senhor em santidade de alma e coração, esforça-se o mais possível por adquirir essa virtude que em si contém todas as outras e cobre a multidão dos pecados.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Leão Magno, papa. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra:  "Dá-me de volta a alegria da tua salvação." (Sl 50,14a)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa