03 de Março, 2021

2ª SEMANA DA QUARESMA

Jr 18,18-20 Sl 30(31),5-6.14.15-16 (R. 17b) Mt 20,17-28

EVANGELHO Mt 20,17-28

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. [...]

“Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?”

Jesus anuncia novamente sua morte aos discípulos; estes, por sua vez, não estão preparados para ouvir essas palavras. Eles preferem encontrar perspectivas sólidas, de sucesso e poder. Mas Jesus explica qual o sentido de sua missão: dar a própria vida em expiação dos pecados do mundo. Dessa forma, precisamos entender que, quem deseja as posições mais elevadas no Reino deve, como ele, estar disposto a expiar o pecado do mundo, dando a sua vida em resgate de todos.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Os filhos de Zebedeu são Tiago Maior e João. A sua mãe, Salomé, pensando na instauração iminente do reino temporal do Messias, solicita para os filhos os dois lugares mais influentes. Cristo repreende-os porque desconhecem a verdadeira natureza do Reino dos Céus, que é espiritual, e porque ignoram a verdadeira natureza do governo da Igreja que ia fundar, que é serviço e martírio. “Se pensas que, ao trabalhar por Cristo, os cargos são algo mais do que cargas, quantas amarguras te esperam!”

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 339.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito." (Sl 30,6)