Notícia

01 de Março, 2021

Leitura orante da vida

SEGUNDA 01/03/2021

2ª SEMANA DA QUARESMA

Dn 9,4b-10 Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a) Lc 6,36-38

 

EVANGELHO Lc 6,36-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

MEDITAR A PALAVRA

“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.”

No Evangelho, somos chamados a mudar nossa maneira de ver, pensar e agir, motivados não por nossos impulsos e capacidades interiores, mas fundamentados na ação misericordiosa de Deus. Assim, a motivação de sermos melhores tem sua base no próprio Deus que é misericordioso, amoroso e paciente para conosco. Nossa atitude será, de pôr em prática não julgando e nem condenando os outros, como consequência de um coração que passou pelo processo de conversão e alcançou a misericórdia de Deus. Por isso, rezamos na oração do Pai-Nosso, pedindo a Deus que nos perdoe da mesma forma que perdoamos os outros.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Os judeus viram milagres. Também tu os verás, e maiores e mais admiráveis que os do tempo em que os judeus saíram do Egito. Não viste o Faraó́ afogado no mar com o seu exército, mas viste o diabo submerso nas ondas com as suas hostes. Os judeus passaram o mar, tu passaste para além da morte. Eles foram libertados dos egípcios, tu foste libertado do poder do demônio. Eles escaparam à escravidão em país estrangeiro, tu escapaste à escravidão muito mais triste do pecado.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das catequeses de São João Crisóstomo, bispo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: "Ouve-me, responde-me, Senhor meu Deus" (Sl 12,4).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa