Notícia

21 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

1º DOMINGO DA QUARESMA 21/02/2021

Gn 9,8-15 Sl 24(25),4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. cf. 10) 1Pd 3,18-22 Mc 1,12-15

 

EVANGELHO Mc 1,12-15

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

MEDITAR A PALAVRA

“Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás.”

A quaresma é tempo de conversão, tempo de mudança de mentalidade. No Evangelho, Jesus é conduzido ao deserto, Pelo Espírito, onde satanás o tentou. E em toda sua viva Jesus é tentado, mas leva a cumprimento o caminho do conhecimento do rosto de Deus. Diante das intempéries da vida, somos convidados a superar as tentações e os desafios do cotidiano, sabendo que podemos recomeçar a todo momento. Recomeçar é uma possibilidade que Deus nos oferece, por meio de sua palavra que nos dá a graça eficaz. Conduzidos pelo Espírito do Senhor, abramos nosso coração e nos coloquemos na quaresma com o coração aberto para a mudança.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

De fato, a nossa vida, enquanto somos peregrinos na terra, não pode estar livre de tentações, e o nosso aperfeiçoamento realiza-se precisamente através das provações. Ninguém se conhece a si mesmo se não for provado, ninguém pode receber a coroa se não tiver vencido, ninguém pode vencer se não combater, e ninguém pode combater se não tiver inimigos e tentações.

(LITURGIA DAS HORAS. v. II. Dos Comentários sobre os Salmos, de Santo Agostinho, bispo. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1995. p. 75).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: "Se antes eram trevas, agora você é luz no Senhor" (Ef 5,8)

ORAÇÃO

Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa