Notícia

19 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

SEXTA DEPOIS DAS CINZAS 19/02/2021

Is 58,1-9a Sl 50(51),3-4.5-6a.18-19 (R. 19b) Mt 9,14-15

 

EVANGELHO Mt 9,14-15

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

MEDITAR A PALAVRA

“Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.”

No texto do Evangelho, podemos ver que muitos não sabem ver o Messias em Jesus. Não sabem reconhecer que o Reino de Deus é alegria, que é a pérola pela qual se deseja vender tudo com alegria. Sempre há quem pense que renunciar a Deus é um fardo e sempre há quem teme o rosto alegre de Deus: como se o Reino fosse apenas sofrimento. O jejum cristão não se limita a se abster de alimentos, mas a querer encontrar Jesus que salva com sua Palavra; é se colocar dentro de um caminho de conversão de mudança de mentalidade. A conversão se dá com uma nova maneira de ver as coisas, de pensar e de agir.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Na luta interior, também encontraremos fracassos. Muitos deles terão pouca importância; outros serão mais sérios, mas o desagravo e a contrição aproximar-nos-ão mais do Senhor. E se tivermos quebrado em pedaços o que temos de maior valor na nossa vida, Deus saberá recompô-lo se formos humildes. Ele perdoa e ajuda sempre, quando o procuramos de coração contrito. Devemos aprender a recomeçar muitas vezes; com uma alegria nova, com uma humildade nova, pois mesmo quando se ofendeu muito a Deus e se fez muito mal aos outros, pode-se voltar a estar muito perto do senhor nesta vida e depois na outra, se existe verdadeiro arrependimento, se se leva uma vida acompanhada de penitência. Humilade, sinceridade, arrependimento... e recomeçar novamente.

(FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. p. 272)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: "Senhor, solta as cadeias da minha iniquidade. (Is 58,6)”

ORAÇÃO

Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa