Notícia

18 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA DEPOIS DAS CINZAS 18/02/2021

Dt 30,15-20 Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a) Lc 9,22-25

 

EVANGELHO Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

MEDITAR A PALAVRA

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.”

No Evangelho, Jesus põe a vida e a morte diante de nós; necessariamente requer que tomemos uma decisão e a ratifiquemos cotidianamente. Para alcançarmos a vida, segundo o Evangelho, precisamos negar a nós mesmos, carregando nossa cruz todos os dias. Para seguir Jesus é fundamental uma disposição radical de Segui-lo até o fim, não somente um esforço moral para melhorar o caráter ou os costumes que possamos ter. Dessa forma, tomar a cruz de cada dia é abraçar a vida com toda sua realidade e com as suas próprias exigências.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Mas a dor e o sofrimento não significam tristeza. A cruz, levada junto com Cristo, enche a alma de paz e de uma profunda alegria no meio das tribulações e dos pequenos sacrifícios. A vida dos santos está cheia de alegria. É um júbilo que o mundo não conhece, e que tem as suas raízes em Deus.

(FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. p. 272)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: "Se morrermos com ele, com ele viveremos" (2 Tim 2,11).

ORAÇÃO

Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.

 

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa