Notícia

11 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 11/02/2021

5ª SEMANADO TEMPO COMUM

Gn 2,18-25 Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. cf. 1a) Mc 7,24-30

 

EVANGELHO Mc 7,24-30

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

MEDITAR A PALAVRA

“Os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.”

Podemos compreender que a Boa Nova apresentada por Jesus, manifesta um grande e misericordioso acolhimento do outro diante de atitudes de humildade. À mulher pagã com uma atitude de insignificância faz suscitar a compaixão de Jesus e curar sua filha. Aprendamos que, coragem e humildade são armas que manifestam uma abertura e faz o coração do senhor ser condescendente para conosco. Dessa forma, aprendamos ser também e saibamos acolher o outro e termos atitudes de misericórdia em suas fraquezas e necessidades.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

 Quando cada um de nós pecamos, nossa alma é aquela mulher. Esta alma tem a filha enferma, isto é, os maus atos; esta filha tem um demônio, pois os maus atos são próprios dos demônios. Na qualidade de pecadores, são chamados de cãezinhos, repletos de imundícies. Razão pela qual não somos dignos de receber o Pão de Deus, ou de tornarmo-nos partícipes dos imaculados mistérios de Deus. Se, no entanto, pela humildade, tomamos conhecimento de que nós mesmos somos cãezinhos e confessamos nossos pecados, então a filha – isto é, o mau agir – será curada.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. Teofilacto de Ócrida 2019. p. 139).

AÇÃO   (Mc 7,28)

Viva hoje a Palavra:

“Os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa