Notícia

22 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

SEXTA 22/01/2021

2ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 8,6-13 Sl 84(85),8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a) Mc 3,13-19

 

EVANGELHO Mc 3,13-19

Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis”

No Evangelho podemos perceber a importância da singularidade, do pequeno grupo, da família. Jesus se afasta da multidão não para se separar das pessoas, mas para preparar um grupo, de forma personalizada, que possa internalizar valores e continuar sua missão. Uma proximidade da escuta da Palavra e da oração pode nos ajudar a ver a realidade que nos rodeia de outra forma e nos sensibilizarmos em contribuir com as mudanças necessárias no ambiente em que vivemos.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

“Chamou a Si os que Ele quis”: Deus quer ensinar-nos que a vocação é uma iniciativa divina. Isto é particularmente aplicável à vocação dos Apóstolos. Por isso pôde Jesus dizer-lhes mais tarde: “Não fostes vós que Me escolhestes a Mim, mas eu vos escolhi a vós” (Jo 15,16). Aqueles que iam ter o poder e autoridade dentro da Igreja, não obteriam esses poderes sem virtude de um oferecimento pessoal, aceite depois por Jesus, mas ao contrário. “Pois não por própria iniciativa e preparação, mas pela graça divina, seriam chamados ao apostolado (In Marci Evangelium expositivo, ad loc).

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 494.)

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa