Notícia

21 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 21/01/2021

2ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Sta. Inês, VgMt., memória.

Hb 7,25-8,6 Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. cf. 8a.9a) Mc 3,7-12

 

EVANGELHO Mc 3,7-12

Jesus retirou-se com seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão, vinda da Galiléia. E da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e Sidônia veio a ele uma grande multidão, ao ouvir o que ele fazia. Ele ordenou a seus discípulos que lhe aprontassem uma barca, para que a multidão não o comprimisse. Curou a muitos, de modo que todos os que padeciam de algum mal se arrojavam a ele para tocar. Quando os espíritos imundos o viram, prostravam-se diante dele e gritavam: “Tu és o Filho de Deus!”. Ele os proibia severamente que o dessem a conhecer.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus retirou-se com seus discípulos para o mar.”

O texto de hoje nos deixa bem certos da doação que Jesus faz de si àqueles que o procuram, do zelo e do cuidado para que as pessoas que o encontram se sintam acolhidos e assim possam ser curados. Retirar-se com seus discípulos acentua um detalhe importante pelo Evangelho. Para nos dedicar às coisas de Deus e às pessoas muitas das vezes precisamos nos afastar do que nos impede de servir, de nos colocar em missão e até mesmo daquelas coisas que nos afastam de nós mesmos: da preguiça, do egoísmo, da indiferença, da falta de fé e tantas outras situações.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Ao mesmo tempo também se retirou para fazer o bem a mais pessoas, afastando-se dos ingratos; e, com efeito, muitos seguiram-no, e os curou. [...] Os de Tiro e Sidônia, sendo estrangeiros, receberam coisas proveitosas de Cristo, já seus parentes, os judeus perseguiam-no; e, assim, não há nenhuma utilidade no parentesco se não houver na semelhança de bondade.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. Teofilacto de Ócrida, 2019. p. 74).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “Jesus retirou-se com seus discípulos para o mar.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa