Notícia

09 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

SÁBADO 09/01/2021

1Jo 5,14-21 Sl 149,1-2.3-4.5 e 6a e 9b (R. 4a) Jo 3,22-30

 

EVANGELHO: Jo 3,22-30

Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. Ora, João batizava também em Enon, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão. Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação. E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. João respondeu, e disse: Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua.

MEDITAR A PALAVRA

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

No Evangelho de hoje, podemos perceber a ação de João Batista. João era quem pregava e anunciava, que proclamava que o Reino de Deus estava se aproximando. E uma vez que o Reino de Deus chega, que está presente em Jesus, os discípulos vão questionar João a respeito do testemunho, do anúncio e da pregação do Senhor. Podemos perceber a consciência que João tem de sua missão: ele não é o Messias. Dessa, então, não sejamos egoístas de guardar a palavra, mas que a anunciemos a todos que encontramos na caminhada.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Na Galileia, por intervenção de Cristo, a água converteu-se em vinho. Quer dizer, cessa a lei e sucede-lhe a graça; retira-se a sombra e torna-se presente a realidade; as coisas materiais confrontam-se com as espirituais; a antiga observância dá lugar ao Novo Testamento; como diz o bem-aventurado Apóstolo: O que era velho passou, para dar a vez ao que é novo. E assim como a água contida nas talhas, sem deixar de ser o que era, começou a ser o que não era, também a lei, plenamente revelada com a vinda de Cristo, não deixa de existir, mas aperfeiçoa-se.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de Fausto de Riez, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 561-562).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa