Notícia

07 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 07/01/2021

1Jo 4,19-5,4 Sl 71(72),1-2.14 e 15bc.17 (R. cf. 11) Lc 4,14-22a

 

EVANGELHO: Lc 4,14-22a 

Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ’O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor.’ Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.’ Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

MEDITAR A PALAVRA

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.”

No Evangelho, podemos perceber que, o Messias chega à sinagoga com a força o Espírito declarando imediatamente a finalidade da sua unção: “Para anunciar a boa nova”. Jesus está consagrado e revestido de força para levar a termo a Sua missão e declara que esta finalidade se realizou no momento de em que a palavra profética foi proclamada. Dessa forma, tomemos consciência da missão que que recebemos no batismo, dia em que se cumpre a vontade de Deus em nossa vida, de anunciar o Evangelho a todas as pessoas, em quaisquer circunstâncias e em todos os lugares.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Tendo o Criador do universo decidido restaurar todas as coisas em Cristo, dentro da mais admirável e perfeita ordem, e restituir à natureza humana a sua condição original, prometeu que, juntamente com os restantes bens, lhe concederia também o Espírito Santo, já que de outro modo não poderia o homem ser reintegrado na pacífica e estável posse dos bens recebidos. Determinou, portanto, o tempo em que o Espírito Santo havia de descer sobre nós, isto é, o tempo da vinda de Cristo, e prometeu-o dizendo: Naqueles dias, quer dizer, nos dias do Salvador, derramarei o meu Espírito sobre todos os homens.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Comentário de São Cirilo de Alexandria, bispo, sobre o Evangelho de São João. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 545).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa