Notícia

05 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 05/01/2021

1Jo 4,7-10 Sl 71(72),1-2.3-4ab.7-8 (R. cf. 11) Mc 6,34-44

 

EVANGELHO: Mc 6,34-44

Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. Já era tarde e, por isso, os seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Este é um lugar deserto, e já é tarde. Manda embora o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar algo para comer". Ele, porém, respondeu: "Deem-lhes vocês algo para comer". Eles lhe disseram: "Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer? “Perguntou ele: “Quantos pães vocês têm? Verifiquem”“. Quando ficaram sabendo, disseram: "Cinco pães e dois peixes". Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde. Assim, eles se assentaram em grupos de cem e de cinquenta. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Os que comeram foram cinco mil homens.

MEDITAR A PALAVRA

“Teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor.”

A multiplicação, no Evangelho de hoje, traz consigo uma infinidade de ensinamentos, dentre os quais, a sensibilidade de Jesus para com as necessidades das pessoas onde lhes oferece o pão da palavra, ensina, falas as coisas e depois oferece o alimento para o corpo. Por isso recebemos a responsabilidade em dar de “comer” aos que mais necessitam. Dessa forma, somos chamados à essa sensibilidade de ir ao encontro das pessoas que necessitam de alimento espiritual e humano, mesmo que seja pouco. O pouco com Deus que oferecemos se torna o muito.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Assim também tu, não esperes que Cristo te chame de volta, mas, correndo À frente d’Ele, chega antes. Segue-se: “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão. Teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor”. Os fariseus, sendo lobos rapaces, não apascentavam o povo, mas devoravam-no: por isso são reunidos em direção a Cristo, Verdadeiro Pastor, que deu-lhes alimento espiritual, isto é, a Palavra de Deus; por isso se segue: “e começou a ensinar-lhes muitas coisas”.  Vendo, pois, exaustos, pela extensão do caminho, aqueles que o seguiam por ocasião dos milagres, compadecido deles, quis satisfazer-lhes o desejo, ensinando-os.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. Teofiacto de Ócrida, 2019. p. 122).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “Teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa