02 de Janeiro, 2021

SÁBADO 02/01/2021

Basílio Magno e S. Gregório Nazianzeno, BDrs, memória.

1Jo 2,22-28 Sl 22(23),1-3.4.5.6 (R. 1) Jo 1,19-28

EVANGELHO: Jo 1,19-28

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

João Batista, homem do deserto, retoma o grito de Isaías e nos convida a preparar o caminho porquê do dia do Senhor está para chegar. Estejamos conscientes e disponíveis para assumir a tarefa de anunciadores da palavra do Senhor, sabendo que a missão não é nossa, apenas somos mediadores de Cristo em levar a paz, a alegria, a solidariedade e a esperança.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

O Batista declara a primazia de Cristo sobre ele por meio da comparação do escravo que desata a correia das sandálias do seu senhor. Para aproximamos de Cristo que João anuncia, é preciso imitar o Batista. Como diz Santo Agostinho: “Entenderá estas palavras quem imite a a humildade do precursor... O mérito de João é, meus irmãos, este ato de humildade” (In Ioann. Evang., 4,7).

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 1134)

Viva hoje a Palavra: “Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia de seu calçado.”