Notícia

30 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Agradeçamos pela vida que recebemos gratuitamente de Deus”

QUARTA  30/12/2020

5º DIA DA OITAVA DO NATAL

1Jo 1,12-17; Sl 95,7-10; Lc 2,36-40

 

EVANGELHO: Lc 2,36-40

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

MEDITAR A PALAVRA

“Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.”

No Evangelho é vez de Ana que intui que naquele Menino se realiza a chegada definitiva da salvação. Além de intuir, Ana dá seu testemunho anunciando a chegada do Messias. Dessa forma é preciso que reconheçamos a presença de Jesus no meio de nós vivendo a vida que ele nos proporcionou, as pessoas que colocou em nossas vida e as situações como experiência de vida.

LEITURA ESPIRITUAL

 Não fundamentamos a nossa fé em palavras sem sentido, nem nos deixamos arrastar por efémeros impulsos do coração ou seduzir pelo encanto de discursos eloquentes; a nossa fé fundamenta-se nas palavras pronunciadas pelo poder divino.    Deus confiou estas palavras ao Verbo, e o Verbo pronunciou-as para arrancar o homem à desobediência; não o quis obrigar pela força como a um escravo, mas apelou para a sua decisão livre e responsável. Na plenitude dos tempos, o Pai enviou à terra o Verbo, porque já não queria que Ele falasse por meio dos Profetas nem fosse anunciado por meio de prefigurações obscuras, mas desejava que Se manifestasse de forma visível, a fim de que o mundo, ao vê-l’O, pudesse salvar-se.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Tratado “Refutação de todas as heresisa”, de Santo Hipólito, presbítero (Séc.III). Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 411)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa