18 de Dezembro, 2020

“Escutemos a palavra do Senhor e nos coloquemos abertos para a missão.”

SEXTA  18/12/2020

3ª SEMANA DO ADVENTO

Jr 23,5-8; Sl 71,1-2.12-13.18-19; Mt 1.18-25

EVANGELHO: Mt 1,18-25

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

“Jesus nascerá de Maria, desposada com José, filho de Davi.”

O Evangelho nos faz entender que para entrar em diálogo com Deus há uma condição prévia: estar disposto a obedecê-lo sem demora, porque só quem se escuta com devoção é "utilizado" pelo Senhor para realizar os seus desígnios em favor dos homens. Assim como Maria e José, os verdadeiros pobres, que têm Deus como rei. A realeza de Cristo só é revelada para aqueles com coração humilde. Como crentes, somos chamados para a escola dessas pessoas justas que, como José, creem plenamente no amor de Deus e experimentaram seu dom. Acolhamos a palavra do Senhor e nos façamos instrumentos de sua ação entre aqueles e aquelas que cruzam nosso caminho.

LEITURA ESPIRITUAL

A Deus, ninguém jamais O viu nem conheceu; foi Ele próprio que Se manifestou. E manifestou-Se mediante a fé, único meio de ver a Deus. Porque Deus, Senhor e Criador do universo, Aquele que deu origem a todas as coisas e tudo dispôs com ordem, mostrou-Se para com os homens cheio de amor e de paciência. Assim foi sempre, é e será: benigno e bom, clemente e veraz; só Ele é verdadeiramente bom. E quando em sua mente concebeu o seu grande e inefável desígnio, comunicou-o unicamente ao seu Filho unigénito.    Enquanto mantinha oculto e reservado para Si o desígnio da sua sabedoria, parecia abandonar-nos e esquecer-Se de nós. Mas quando o revelou por meio do seu amado Filho e manifestou o que tinha preparado desde o princípio, ofereceu-nos tudo de uma vez para sempre: participar dos seus benefícios, ver e compreender. Quem de nós teria esperado semelhante generosidade?    Havendo Deus assim disposto todas as coisas com seu Filho, permitiu que, até aos últimos tempos, vivêssemos desviados do reto caminho, atraídos pelos prazeres e concupiscências, e nos deixássemos arrastar por impulsos desordenados, segundo o nosso arbítrio..

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Da Carta a Diogneto (Séc. II). Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 294)

Viva hoje a Palavra: “Jesus nascerá de Maria, desposada com José, filho de Davi.”