Notícia

04 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Tu casa deve ser lugar de vida nova e de paz”

SEXTA 04/12/2020

1ª SEMANA DO ADVENTO

Is 29,17-24; Sl, 1.4.13-14; Mt 9,27-31

 

EVANGELHO: Mt 9,27-31

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

MEDITAR A PALAVRA

“Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele.”

O Evangelho de hoje fala da cura de dois cegos. O detalhe que a leitura nos chama atenção é o fato do cego ter sido curado em casa; que para nós é a comunidade. A comunidade cristã deve ser a casa onde ecoa a Palavra que ilumina, que faz ver as realidades deste mundo de um novo modo. Deve ser o lugar de perdão e que gera vida. Situamos a comunidade como família, a Igreja, o local de nosso trabalho. Tais lugares devem manifestar a presença de um Deus amoroso, acolhedor e que faz com que nossos sofrimentos se tornem esperança.

LEITURA ESPIRITUAL

 Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem, entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em sua presença. Entra no íntimo da tua alma; remove tudo, exceto Deus e o que te possa ajudar a procurá-l’O. Encerra as portas da tua habitação e procura-O no silêncio. Diz a Deus, de todo o coração: Procuro o vosso rosto; o vosso rosto, Senhor, eu procuro. E agora, Senhor meu Deus, ensinai ao meu coração aonde e como hei de buscar-Vos, aonde e como poderei encontrar-Vos.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do “Proslógion” de Santo Anselmo, bispo. Séc. XI-XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa