Notícia

25 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“O amor é a base do itinerário de uma vivência de fé”

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 25/10/2020

Ex 22,20-26; Sl 17,2-3.7.47.51; 1Ts 1,5c-10; Mt 22,34-40

 

EVANGELHO: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

MEDITAR A PALAVRA

“Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo.”

O amor é uma força que vitaliza, anima, alegra, dá sentido à existência humana, isto é, a nossa vida. O amor é uma arte (Erich Fromm), mas também é um dom divino porque “Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. (1Jo 4,16). Jesus no leva a entender dois passos importante para o amor; primeiro, que amar a Deus e ao próximo é a base de toda nossa de toda a fé, sem amar a Deus e ao próximo não viveremos de forma concreta nossa experiência de fé. Segundo, que o amor não se traduz em apenas obter um conhecimento intelectivo e conceitual, nem muito menos algo emocional intimista, mas um itinerário de decisões e atitudes acolhedoras, de perdão, de condescendência, solidariedade que nos leva a amar o próximo como manifestação simétrica do amar a Deus: “Como pode alguém dizer que ama a Deus, mas odeia o irmão? É mentiroso”.

LEITURA ESPIRITUAL

Imitemos a Cristo. O nome de cristão pressupõe a justiça, a bondade, a integridade. É cristão aquele que em tudo imita a Cristo e lhe segue; aquele que é santo, inocente, incontaminado, puro. É cristão aquele cujo coração não há lugar para a malícia, aquele cujo peito somente há piedade e a bondade tem carta de cidadania. Cristão é aquele que vive a vida de Cristo; aquele que está totalmente entregue à misericórdia; que desconhece a injúria, não suporta que, em sua presença, se oprima o pobre. Socorro o necessitado; se entristece com os tristes; sente como própria a dor alheia [...].

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Autor desconhecido. Sermão atribuído a São Cipriano. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 241)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: ““Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo.”  (Mt 22,37-39)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa