14 de Outubro, 2020

“Compartilhemos nossa fé sem impor aos outros o que não podemos fazer”

QUARTA 14/10/2020

28ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Gl 5,18-25; Sl 1,1-4.6; Lc 11,42-46

EVANGELHO: Lc 11,42-46

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.

45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

Jesus no Evangelho de hoje, faz uma crítica à religiosidade superficial. O texto nos leva a compreender que, tomando nós a consciência de que somos frágeis, limitados, a autenticidade e a sinceridade deve ser um marco em nossa vida. Esporadicamente podemos querer exigir dos outros atitudes e comportamentos que nem mesmo vivermos, tornando a vida dos outros pesadas; mas Jesus no leva a percorrer um caminho indicando uma religiosidade fecunda, que dê sentindo às nossas escolhas sem que oportunize interesses egoísticos. Ademais, tenhamos uma pertença religiosa que não é um fim em si mesma, mas é capaz de ser fermento que leveda a vida cotidiana, capaz de estabelecer vínculos, amizades, parcerias, etc.

LEITURA ESPIRITUAL

A Palavra de Deus não pode de modo algum ficar oculta debaixo do alqueire; pelo contrário, deve ser posta bem em evidência, no mais alto esplendor da Igreja. Colocada debaixo do alqueire, isto é, escondida pela letra da lei, deixaria todos os homens privados da luz eterna; não seria fonte de contemplação espiritual para aqueles que procuram libertar‑se da sedução enganadora dos sentidos, que nos inclinam a captar somente as coisas passageiras e materiais; mas colocada sobre o candelabro que é a Igreja, isto é, fundada sobre o culto em espírito e verdade, a Palavra revelada pode iluminar todos os homens.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Respostas a Talássio, de São Máximo Confessor, abade. Séc. VIII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 335).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo.” (Lc 11,46)