12 de Outubro, 2020

“Percorramos caminhos que nos levam ao bem”

SEGUNDA 12/10/2020

28ª SEMANA DO TEMPO COMUM

NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

Est 5,1b-2;7,2b-3; Sl 44; Ap 12,1.5.13a.15-16a; Jo 2,1-11

EVANGELHO: Jo 2,1-11

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”. [...] 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

“Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”

O Evangelho de João nos mostra a sensibilizante atuação da Mãe de Jesus na história de nossa salvação. Maria foi nos dada como sinal para percorremos os caminhos de Jesus. Por meio dela, nos coloquemos à disposição dos ensinamentos de Jesus e aceitemos seu programa de vida, sem obstáculos. Que a palavras de Maria sejam um convite permanente para cada um de nós. Ao mesmo tempo sejamos, como Maria, mediadores e sinais da graça de Deus contribuindo para que os irmãos e irmãs, acolhendo nosso testemunho,  se fortaleçam na comunhão conosco e com Deus.

LEITURA ESPIRITUAL

A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com deus e com os irmãos. Permanecei na Escola de Maria, escutai sua voz, segui os seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: “Fazei o que ele vos disser” (Jo 2,5). E como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo dele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria: ela é sempre a “Mãe de Deus e nossa”.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Da Homilia na Dedicação da Basílica Nacional de Aparecida, do papa João Paulo II. Séc. XX. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1371).

Viva hoje a Palavra: “Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!” (Jo 2,5)