Notícia

07 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“Respondamos sim aos apelos que a vida suscita de nós em vista do bem”

QUARTA 07/10/2020

27ª SEMANA DO TEMPO COMUM

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

At 1,12-14; Sl (Lc 1,46s.); Lc 1,26-38

 

EVANGELHO: Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAR A PALAVRA

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Hoje meditamos a pessoa de Maria, aquela que ao ouvir o convite de Deus para ser mãe do seu Filho, por meio do anjo, responde sim. Um sim capaz de fazer habitar no meio de nós aquele que dá sua vida, dá sua paz, dá a vida eterna e eleva a dignidade humana. Sabemos que é um desafio, no contexto de mundo de mundo atual, acolher as palavras divinas e colocá-las em prática no cotidiano, porém, aprendamos de Maria em nos dispormos humildemente acolher as palavras de Jesus e nos tornemos mediadores da graça, que recebemos do Senhor, a serviços dos irmãos e irmãs. No início de cada manhã digamos ao Senhor: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc1,38).

LEITURA ESPIRITUAL

“O pensamento de paz desceu do Céu para realizar a sua obra de paz: O Verbo fez Se homem e habita já no meio de nós. Na verdade, habita pela fé nos nossos corações, na nossa memória, no nosso pensamento, e desceu até à própria imaginação. Que primeiro pensamento teria o homem acerca de Deus, a não ser talvez um ídolo fabricado pelo seu coração? Deus era incompreensível, inacessível, invisível e para além de todo o nosso pensamento; agora, porém, quis ser compreendido, quis ser visto, quis ser pensado. De que modo? Sem dúvida recostado no presépio, deitado no regaço da Virgem, pregando na montanha, passando a noite em oração; ou então, suspenso da cruz, lívido na morte, livre entre os mortos e dominando sobre o poder do inferno; ou também ressurgindo ao terceiro dia e mostrando aos Apóstolos os lugares dos cravos, sinais de vitória, e finalmente subindo, na presença deles, ao mais alto do Céu.”

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Bernardo, abade. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa