05 de Outubro, 2020

“A misericórdia para com os outros nos aproxima de Deus”

SEGUNDA 05/10/2020

SÃO BENEDITO, O MOURO

Gl 1,6-12; Sl 110,1-2.4-5.7-10;  Lc 10,25-37

EVANGELHO: Lc 10,25-37

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu:

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.

E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

O Evangelho de hoje nos orienta para a tomada de consciência de que somos chamados a ter os mesmos sentimentos de Jesus e segui o caminho por ele indicado. Sabemos que o maior impedimento para o amor é a dureza de coração que impede a aproximação de quem precisa. Saibamos que Deus utiliza de sua misericórdia para conosco para que nos aproximemos continuamente do Seu Reino. Assim, somos  chamados a transcender os limites de nossas indiferenças e tratar de misericórdia para com as pessoas, como assim o fez Jesus.

Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e pa. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: É a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. misericórdia: é o caminho que une deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

(FRANCISCO, Papa. Bula Misericordiae Vultus – O Rosto da Misericórdia: São Paulo: Paulinas: 2015. p. 5).

Viva hoje a Palavra: “E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele.” (Lc 10,36-37)