02 de Outubro, 2020

“Sejamos como um anjo que cuida e ilumina quem está ao nosso lado”

SEXTA 02/10/2020

26ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SANTOS ANJOS DA GUARDA

Ex 23,20-23; Sl 90; Mt 18,1-5.10

EVANGELHO: Mt 18,1-5.10

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

Hoje celebramos os Anjos da guarda, eles que são um sinal luminoso da Providência divina para nós, um sinal da bondade paterna de Deus, que não deixa a seus filhos faltar o que é necessário. Também dizemos que são intermediários entre a terra e o céu, são criaturas invisíveis colocadas à nossa disposição para nos guiar no caminho de volta à casa do Pai. Também nós somos chamados a prestar uns aos outros um serviço semelhante ao dos anjos e a nos mantermos em boa companhia ao longo do caminho da vida, para nos unirmos para contemplar o rosto de Deus.

A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos (Sl 90,11). Louvem o Senhor por sua misericórdia e suas maravilhas para com os filhos dos homens. Louvem e proclamem às nações que o Senhor agiu de mofo magnífico a favor deles. Senhor, que é o homem para que assim o conheças? Ou por que inclinas para ele tecu coração? Aproximas dele teu coração, enches-te de solicitude por sua causa, cuidas dele. Enfim, a ele envias o teu Unigênito, infunde teu espírito, prometes até a visão de tua face. E para que nas alturas nada falte no serviço a nosso favor, envias os teus santos espíritos a servir-nos, confias-lhes nossa guarda, ordenas que se tornem nossos pedagogos.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos sermões de São Bernardo, abade. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1335).

Viva hoje a Palavra: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)