01 de Outubro, 2020

“O Reino de Deus inicia dentro de você”

QUINTA 01/10/2020

26ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Jó 19,21-27; Sl 26,7-9.13-14; Lc 10,1-12

EVANGELHO: Lc 10,1-12

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

“No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!”

Hoje somos convidados a tomar consciência de que fomos convidados para uma missão. Ao respondermos “sim”, nosso “sim” deve irradiar uma força capaz de nos motivar para a missão, transformando o meio em que estamos inseridos: “expulsar os demônios e curar os enfermos” (Lc 8,25-56). Nossa missão não é de criar um seguimento introspectivo, egoístico, fechado em si mesmo, mas continuar a obra daquele que nos enviou. Ademais, saibamos que somos expostos a dificuldades como ovelhas em meio aos lobos, porém, certos de que os milagres da missão não caiem prontos do céu. Importante entender que não é Cristo, mas nós que iremos fazer Sua obra se tornar algo concreto. É necessário que tomemos as iniciativas pois o Reino de Deus está próximo de nós e precisamos levá-lo para que se torne concreto.

LEITURA ESPIRITUAL

Perseverei na leitura sem desanimar e encontrei esta frase sublime: Aspirai aos melhores carismas. E vos indico um caminho ainda mais excelente (1Cor 12,31). O Apóstolo esclarece que os melhores carismas nada são sem a caridade, e esta caridade é o caminho mais excelente que leva com segurança a Deus. Achara em fim o repouso.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Da Autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus, virgem. Séc. XIX. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1332).

Viva hoje a Palavra: “No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!” (Lc 10,11)