30 de Setembro, 2020

“Levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima!”

QUARTA 30/09/2020

26ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA

Jó 9,1-12.14.16; Sl 87,10-15; Lc 9,57-62

EVANGELHO: Lc 9,57-62

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

O seguimento à pessoa de Jesus e o projeto de Reino apresentado por Ele requer exigências. Ser cristão não é tarefa fácil nem cômoda; é necessária abnegação e pôr o amor de Deus antes de tudo. Algumas vezes, não conseguirmos ir mais à frente porque queremos pôr condições, ficamos presos à situações, preconceitos, problemas e acontecimentos da vida que nos aprisionam ou que nos fazer estacionar. Contudo, não é que devamos negar nossos problemas, mas não fiquemos estacionados neles, os transcendamos; Jesus nos deixa claro que, quem deseja seguir a novidade de vida oferecida por Ele, é necessário ultrapassar os limites da vida; precisa mudar o modo como olhamos as coisas, às vezes, mesquinhas e adquirir a mentalidade do Reino para que participemos dele. Não é suficiente querer, é necessário tomar a decisão de ir além

LEITURA ESPIRITUAL

Nós recebemos a graça de Deus em vão quando a recebemos à porta do coração sem lhe permitir a entrada. Recebemo-la sem a recebermos; recebemo-la sem fruto, pois de nada serve sentir a inspiração se não se consente nela [...]. Sucede por vezes que inspirados a fazer muito não acertamos toda a inspiração, mas apenas algo, como aqueles personagens dos Evangelho que, aconselhados pelo Senhor a que O seguissem, um pediu-lhe autorização para enterrar o pai, o outro para se despedir dos parentes. (Tratado do amor a Deus, liv. 2, cap 11)

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 856-857).

Viva hoje a Palavra: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus.” (Lc 9,59)