Notícia

28 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Construamos uma fé capaz de acolher o diferente”

SEGUNDA 28/09/2020

26ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Jó 1,6-22; Sl 16,1-3.6-7; Lc 9,46-50

 

EVANGELHO: Lc 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”

Podemos nos deparar, no mundo atual, com uma enorme disputa relacionada ao poder, resultando em enfretamentos, de forma acirrada. O Evangelho de hoje, nos propõe a viver de maneira pacifica a dimensão da vida fraterna; não devemos viver assim, em buscar os primeiros lugares nem competições, mas nos coloquemos numa atitude de acolhimento do outro, mesmo quando os mesmos não pensam como pensamos, quando não fazem parte do nosso grupo de amigos, da nossa Igreja, das mesmas pastorais, etc. Para isso, o texto nos propõe duas atitudes necessárias a serem exercitadas: a humildade (46-48) e tolerância (49ss).

LEITURA ESPIRITUAL

Existe duas classes de humildade, assim como existem duas classes de orgulho: a primeira classe de orgulho consiste em desprezar ao seu irmão, não o levando em consideração, como se não fosse nada, e em crer-se superior a ele. Se não tratamos imediatamente de vigiar-nos com rigor, cairemos pouco a pouco na segunda espécie que consiste em exaltar-se diante do próprio Deus e atribuir suas obras a si mesmo e não a Deus... devemos lutar contra a primeira classe de orgulho, para não cair lentamente no orgulho total.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Doroteu de Gaza (Séc. VI). Conferência 2,21-33. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 707).

 

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor.” (Lc 9,50).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa