Notícia

14 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Quando olhamos a cruz como caminho o sofrimento ganha novo sentido”

SEGUNDA 14/09/2020

24ª SEMANA DO TEMPO COMUM

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Nm 21,4b-9; Sl 77; Jo 3,13-17

 

EVANGELHO: Jo 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

MEDITAR A PALAVRA

Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

Celebrar a festa da Exaltação da Santa Cruz é tomar consciência do significado da Cruz como gesto de amor do Pai por nós que nos envia seu Filho, Jesus Cristo, que ao despojar-se do seu esplendor divino e semelhante a nós homens, deu sua vida na cruz por todos. A cruz se torna um espelho o qual refletindo a nossa imagem, podemos redescobrir o verdadeiro sentido da vida, a esperança e a comunhão com Deus. A cruz surge como meio de configuração com quem nos amou primeiro. Dessa forma, não vivamos mais o sofrimento como fim em si mesmo, mas como participação no mistério de Deus, itinerário que nos leva à salvação.

LEITURA ESPIRITUAL

[...]  Grande é o valor da cruz, que quem a possui, possui um tesouro. E chamo‑a justamente tesouro, porque é na verdade, de nome e de facto, o mais precioso de todos os bens. Nela está a plenitude da nossa salvação e por ela regressamos à dignidade original.    Com efeito, sem a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Sem a cruz, a Vida não teria sido cravada no madeiro. E se a Vida não tivesse sido crucificada, não teriam brotado do seu lado aquelas fontes de imortalidade, o sangue e a água, que purificam o mundo; não teria sido rasgada a sentença de condenação escrita pelo nosso pecado, não teríamos alcançado a liberdade, não poderíamos saborear o fruto da árvore da vida, não estaria aberto para nós o Paraíso. Sem a cruz, não teria sido vencida a morte, nem espoliado o inferno.

 (LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo. Séc. VIII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1269-1270).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.” (Jo 3,13-14).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa