Notícia

09 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Apesar das intempéries da vida não perca sua alegria”

QUARTA 09/09/2020

23ª SEMANA DO TEMPO COMUM

1Cor 7,25-31; Sl 44; Lc 6,20-26

 

EVANGELHO: Lc 6,20-26

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.

MEDITAR A PALAVRA

“Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu;”

Tanto as oito bem-aventuranças de Mateus como as quatro de Lucas podem ser reduzidas a uma: a bem-aventurança-ou seja, a fortuna e a felicidade - de quem recebe a Palavra de Deus por meio da pregação de Jesus e tenta adaptar sua vida a ela. O verdadeiro discípulo de Jesus é, ao mesmo tempo, pobre, pacífico, misericordioso, trabalha pela paz, é puro de coração. Ser discípulo(a) de Jesus não é  cair num conformismo frente aos acontecimentos do cotidiano, mas ter um coração livre para acolher com gratuidade essas mesmas situações sem perder o elã da vida.

LEITURA ESPIRITUAL

Ora o primeiro grau da contemplação, irmãos caríssimos, consiste em considerar atentamente qual é a vontade do Senhor, o que Lhe agrada, o que é bom a seus olhos. Mas todos cometemos muitas faltas e o nosso esforço ofende muitas vezes a sua santíssima vontade, em vez de se conformar fielmente com o que o Senhor deseja. Humilhemo-nos, portanto, sob a poderosa mão do Deus altíssimo e procuremos reconhecer e apresentar sinceramente a nossa miséria ante os olhos da sua misericórdia, dizendo: Curai-me, Senhor, e ficarei curado; salvai‑me e serei salvo; e também: Senhor, tende piedade de mim; curai‑me porque pequei contra Vós.

 (LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Bernardo, abade. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu;” (Lc 6,23).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa