Notícia

07 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Acolher o diferente é uma expressão de um coração livre e amoroso”

SEGUNDA 07/09/2020

23ª SEMANA DO TEMPO COMUM

1Cor 5,1-8; Sl 5,5-7.12; Lc 6,6-11

 

EVANGELHO: Lc 6,6-11

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”

10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão.

No cenário do Evangelho de hoje, nos colocamos diante do grandioso amor misericordioso de Deus, quando Jesus convida um homem deficiente para o meio, numa calorosa atitude de inclusão. Estender a mão tem um significado muito importante de acolhimento: “Levanta-te, e fica aqui no meio... Estende a mão”. O gesto de levantar a mão é a manifestação da cura como expressão daquele que é inserido na comunidade. Aquela comunidade fica com raiva de Jesus por não querer que o deficiente seja acolhido, reintegrado. Não aceitar o diferente pode nos colocar na mesma situação de não querer acolher aquelas pessoas que não pensam como pensamos, não tem os mesmos gostos que temos, etc. Dessa forma, também somos convidados a levantar nossa mão para que sejamos curados do nosso preconceito, do nosso egoísmo, da maledicência e tantos outros males que nos impedem de acolher o outro..

LEITURA ESPIRITUAL

Estende a mão. Este remédio é comum e geral [...]. Estende-a muitas vezes, favorecendo o teu próximo; defende qualquer injúria a quem vejas sofrer sob o peso da calúnia, estende também ao senhor, pedindo-lhe o perdão dos teus pecados: é assim como se deve estender a mão, e é assim como se cura.  (Expositio Evangelii se. Lucam, ad loc).

 (BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 789).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão” (Mt 6,10).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa