06 de Setembro, 2020

“Perdoar é uma experiência do amor de Deus”

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM 06/09/2020

Ez 33,7-9; Sm 94; Rm 13,8-10; Mt 18,15-20

EVANGELHO: Lc 6,1-5

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.

18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.

O Evangelho nos direciona à convivência na comunidade, pois, acolher o outro é algo importante como ação concreta de nossa fé. Somos convidados a “ganhar” irmão; não podemos deixar que o irmão se perca ou abandone a comunidade. Daí que a palavra de Deus proposta nos passos a serem tomados hoje faz referência à correção fraterna. Muitas vezes podemos não ter a coragem de chamar o irmão e ainda propagar seu pecado, denegrindo a imagem do irmão, fazendo assim com que o irmão saia do meio do nosso convívio. Contudo, o Evangelho nos ensina a maneira de como podemos gerenciar uma correção fraterna mais humanizante à luz dos ensinamentos de Jesus: chamar a pessoa para uma conversa em particular ou convocar duas ou mais pessoas e finalmente a própria comunidade.

LEITURA ESPIRITUAL

Reconhece, ó cristão, a sublime dignidade da tua sabedoria e compreende a excelência dos seus caminhos e a admirável recompensa a que és chamado. Aquele que é a misericórdia quer que sejas misericordioso, Aquele que é a justiça quer que sejas justo, para que, mediante a imitação das obras divinas, o Criador Se manifeste na sua criatura e a imagem de Deus resplandeça no espelho do coração humano. Nunca será frustrada a fé dos que praticam boas obras; se assim fizeres, cumprir‑se‑ão os teus desejos e gozarás eternamente os bens que amas.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Sermão de São Leão Magno, papa, sobre as bem-aventuranças. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.” (Mt 6,15).