Notícia

05 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Arriscar-se, sem medos e escrúpulos, é possibilitar criar novos horizontes”

SÁBADO 05/09/2020

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

1Cor 4,6b-15; Sl 144,17-21; Lc 6,1-5

 

EVANGELHO: Lc 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

MEDITAR A PALAVRA

“Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome”

Jesus nos convida a superar uma mentalidade legalista, que nos faz escravos bem como os fariseus se tornaram, ao compilar 613 mandamentos, além dos 10. Também somos tendenciosos a ficar presos às coisas do passado, mesmo quando as mesmas já não correspondem mais à realidade. Quando não abrimos à possibilidade de inovação, atrapalhamos nossa prática da Lei de Deus, impedimos que a Boa Nova possa ir mais além. Daí, que, ao invés de uma maneira alegre, leve e empolgante do anuncio da Boa Nova de Cristo, criamos um pesar. Deixemo-nos abrir a mente para que novas possibilidades surjam em nossa vida e consigamos dar passos com mais serenidade e liberdade à missão que o Senhor confiou a cada um de nós.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas. Surge hoje, com grande força, uma supervalorização da subjetividade individual. Independentemente de sua forma, a liberdade e a dignidade da pessoa são reconhecidas. O individualismo enfraquece os vínculos comunitários e propõe uma radical transformação do tempo e do espaço, dando papel primordial à imaginação. [...] Deixa-se de lado a preocupação pelo bem comum para dar lugar à realização imediata dos desejos individuais, à criação de novos e muitas vezes arbitrários direitos individuais.

(DOCUMENTO DE APARECIDA, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007, 1ª edição, CNBB, Paulus, Paulinas, 2008. p. 44, nº 32).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome” (Lc 6,3).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa