03 de Setembro, 2020

“Não desistamos, mas avancemos com mais esperança e ousadia”

QUINTA 03/09/2020

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO GREGÓRIO MAGNO, PAPA e DOUTOR DA IGREJA

1Cor 3,18-23; Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6; Lc 5,1-11

EVANGELHO: Lc 5,1-11

1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. [...] Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

“Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”

Quantas vezes na vida tentamos acertar coisas, sonhos, objetivos e não conseguimos alcançar. A reação diante do fato é, muitas das vezes, nos desiludir, nos desesperar e até mesmo desistir. Contudo, o caminho a percorrer é superar a desilusão, o pessimismo, o comodismo. Avancemos para as aguas mais profundas, busquemos ouvir as palavras certas que só encontramos em Jesus; as palavras e o apoio de algumas pessoas que nos ajudam mostrando outros caminhos; redescobrir novas iniciativas, novos caminhos para que sejamos pessoas melhores e consigamos transformar o mundo. Força! Coragem!

LEITURA ESPIRITUAL

Duas vezes lemos nos evangelhos que o Senhor tenha mandado lançar as redes para pescar. Uma vez foi antes de sua paixão, e a outra depois da ressurreição. [...] Na primeira pesca falamos que se rompia a rede com a multidão dos pescados, porque naquela entram bons e maus misturados, como o vemos nesta Igreja militante, onde a volta dos bons há uma grande número de maus, e alguns hereges e cismáticos que saem da rede da Igreja.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Gregório Magno, doutor da Igreja (Séc. VI). Sermão sobre o Evangelho de São João in loc. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 601).

Viva hoje a Palavra: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).