Notícia

29 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“Quando temos convicções sólidas nada pode nos fazer desistir do que acreditamos”

SÁBADO  29/08/2020

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM

MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Jr 1,17-19; Sl 70(71) 1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17; Mc 6,17-29

 

EVANGELHO: Mc 6,17-29

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. [...] 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. [...]

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

MEDITAR A PALAVRA

“Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”.”

Pediram a cabeça de João não por um motivo qualquer, mas por Ele dar testemunho da verdade. Sabemos que podemos perder a cabeça por motivos fúteis: por inveja, pelo egoísmo, por ambição descontrolada, pela falta de paciência, por ciúmes, pela incompreensão, por situações que não temos o autocontrole, nos trazendo prejudiciais consequências. Importante ter uma fé sólida para que permaneçamos focados naquilo que é fundamental, não desistamos das convicções da fé e da vida. Tenhamos a coragem e a ousadia de seguir, mesmo que sejamos excluídos por acreditarmos em valores ou que venhamos a perder nossa vida por defendermos valores que promovem a vida.

LEITURA ESPIRITUAL

Um homem de tanto valor terminou a vida terrena pela efusão do sangue, depois do longo sofrimento da prisão. Aquele que proclamava o Evangelho da liberdade da paz celeste, foi lançado por ímpios às cadeias; foi fechado na escuridão do cárcere quem veio dar testemunho da luz e por esta mesma luz, que é Cristo, tinha merecido ser chamado lâmpada ardente e luminosa.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias de São Beda Venerável, presbítero. Séc. VIII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1238).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. ” (Mc 6,24).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa