Notícia

25 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“A realidade que nossos olhos veem são frutos oriundos do coração”

TERÇA 25/08/2020

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM

2Ts 2,1-3a.14-17; Sl 95,10-13; Mt 23,23-26

 

EVANGELHO: Mt 23,23-26

MEDITAR A PALAVRA

“Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”

Jesus, no Evangelho, nos chama atenção em relação a grande preocupação que possamos temos em externar nossas ações religiosas, mas não mudamos nossa vida interiormente. Sabemos que o coração é a sede dos pensamentos, dos projetos, desejos, paixões e decisões do homem e mulher. O itinerário a percorrer para não errar é cuidar de si mesmo purificando as próprias intenções e formar uma consciência equilibrada, sem ambições exageradas e uma vida desregrada. Para isso, não significa ter que eliminar todas as coisas que são presentes em nosso interior, mas adquirir a maturidade de as integrar, para que não se torne algo violento que deforme a nós e atinja aos outros.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Indicamos cinco vias da penitência: a primeira, a reprovação dos pecados; segunda, o perdão das faltas do próximo; terceira, a oração; quarta, a esmola; quinta, a humildade.

Não sejas preguiçoso, mas caminhas todos os dias por elas; são fáceis, não podes nem mesmo objetar a pobreza; pois ainda que pela indigência leves vida dura, renunciar à ira e mostrar humildade está em teu poder, bem como orar assiduamente e condenar os pecados; em parte alguma a pobreza é impedimento

Tendo, pois, aprendido o meio de curar nossas chagas, usemos deste remédio. E com isso, recuperada a saúde, fruiremos com confiança da mesa sagrada, correremos gloriosos ao encontro de Cristo, Rei da glória, e alcançaremos os eternos bens, por graça, misericórdia e benignidade de nosso Senhor Jesus Cristo.

(LITURGIA DAS HORAS. v. IV. Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 139)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo” (Mt 23,26).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa