Notícia

24 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“A falsidade torna as relações frágeis e superficiais”

SEGUNDA 24/08/2020

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO BARTOLOMEU, Festa

Ap 21,9b-14; Sl 144(145), 10-11.12-13ab.17-18; Jo 1,45-51

 

EVANGELHO: Jo 1,45-51

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus, vendo Natanael, que vinha aos Seu encontro, diz a cerca dele: Aí está um autêntico israelita, em quem não fingimento!”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus, vendo Natanael, que vinha aos Seu encontro, diz a cerca dele: Aí está um autêntico israelita, em quem não fingimento!”

No texto de hoje, podemos destacar a “boa informação” e a “aproximação” como atitudes fundamentais e passo preliminar para que possamos estabelecer relações transparentes: Filipe dá uma boa informação de Jesus que, consequentemente, desperta em Natanael o desejo de aproximar-se Dele. Essa aproximação manifesta atitude uma sólida capaz de desenvolver verdadeiras e profundas relações:  um homem sem falsidades, mas sincero em suas afirmações. O fruto é a fé do novo discípulo, resultado do seu bom acolhimento da graça, que lhe chega por meio da humanidade de Jesus. Aprendamos de São Bartolomeu a importância da sinceridade conosco mesmos e com os outros para que estabeleçamos firmes e verdadeiras relações interpessoais entre nós e com Deus.

LEITURA ESPIRITUAL

Por meio de homens ignorantes a cruz persuadiu, e mais, persuadiu a terra inteira. Não falava de coisas sem importância, mas de Deus, da verdadeira religião, do modo de viver do Evangelho e do futuro juízo. De incultos e ignorantes fez amigos da sabedoria. Vê como a Loucura de Deus é mais sábia que os homens e a fraqueza, mais forte. [...] Quando é que pensou: doze homens, sem instrução, morando em lagos, rios e desertos, que se lançavam a tão grande empresa? Quando se pensou que pessoas que talvez nunca houvessem pisado em uma cidade e, em sua praça pública, atacassem o mundo inteiro? Quem sobre eles escreveu, mostrou claramente que eles eram medrosos e pusilânimes, sem querer negar ou esconder os defeitos deles. Ora, este é o maior argumento em favor de sua veracidade.

(LITURGIA DAS HORAS. v. IV. Das Homilias sobre a Primeira Carta as Coríntios, de São João Crisóstomo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1224)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Jesus, vendo Natanael, que vinha aos Seu encontro, diz a cerca dele: Aí está um autêntico israelita, em quem não fingimento!” (Jo 1,47).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa