Santuário

Romaria dos Santos

A Romaria a Santa Cruz sempre foi feita individualmente, ou por família, os pais e os filhos juntos. Mesmo depois que as estradas permitiram o acesso de coletivos, as pessoas iam sempre por conta própria. Depois foi se estimulando e valorizando a romaria feita pela Comunidade.

Em 1990 foi organizada a primeira Romaria da Paróquia de São Felix do Piauí, cujos limites se encontra o Santuário da Santa Cruz. Foi realizada no último Domingo de Outubro, e esta data ficou marcada para todos os anos.

Neste dia, as principais comunidades da Paróquia – São Félix, Buriti do Castelo, Baixa Grande, Aroazes e Prata do Piauí – cada uma com seu Padroeiro, se encontram na Fazenda Galiléia, pela manhã. Deixando ai os seus transportes, ônibus, carros pequenos e caminhões, organizam a caminhada para o Santuário. O destaque é a imagem do Padroeiro, levada pela sua própria comunidade, uma após outra. Daí o povo chamar a “Romaria dos Santos”.

No Santuário acontece a festiva celebração da Missa. Depois a “visita” que cada um quer fazer ao Santo dos outros lugares, até com a tradicional “esmola” deixada aos pés da imagem. Ocupam depois todas as dependências da Casa dos Romeiros, Casa Paroquial e Salão, e ali se pinta um quadro de profundo sentido cristão, todo mundo procurando confraternizar com as outras comunidades, fazendo os outros participar em suas refeições de viagem, assim tão à vontade, sentados pelos peitoris, nos alpendres e até mesmo no chão. Algumas comunidades se organizam, enchendo o tempo até a tarde com celebrações no Santuário, cantos, rezas e apresentações, para a alegria de todo mundo.

À tarde começa o movimento de volta, sabendo cada comunidade que lá na entrada da sua cidade todo o mundo está esperando o seu Padroeiro, para levá-lo festivamente à sua Igreja. Algumas paróquias já fizeram assim romarias coletivas, bem como grupos de Igreja de outros lugares. E parece que aos poucos a ideia está criando raízes, e acontecendo de vez em quando.