Notícia

13 de Março, 2021

Leitura orante da vida

SÁBADO 13/03/2021

3ª SEMANA DA QUARESMA

Os 6,1-6 Sl 50(51),3-4.18-19.20-21ab (R. cf. Os 6,6) Lc 18,9-14

 

EVANGELHO Lc 18,9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

MEDITAR A PALAVRA

O publicano desceu justificado para sua casa, e o fariseu não

O Evangelho nos ensina da necessidade da humildade e dependência do amor misericordioso de Deus e não de atitudes egoísticas e de autoafirmação. O fariseu expõe seus méritos: ele se considera um credor de Deus.  A sua justiça faz dele um juiz e um juiz implacável: tão cega é a estima que ele encontra em si mesmo que, quando olha para os outros, é apenas para desprezá-los. O publicano, por sua vez, ciente de seus pecados - que o fazem baixar a cabeça - está realmente aberto para o céu e tudo espera de Deus: batendo no peito, ele bate à porta do Reino, e ela se abre para ele. Nossa oração deve nos tornar mais humildes e abertos ao amor a Deus e ao próximo, mas não nos levar à prepotência de nos consideramos melhores que os outros.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Diz a Escritura: Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. A misericórdia não é certamente a última bem-aventurança. Lemos também: Bem-aventurado o que pensa no pobre e no indigente. E ainda: Bem-aventurado o homem que se compadece e empresta. E noutro lugar: O justo está sempre pronto a compadecer-se e a emprestar. Tornemo-nos dignos destas bênçãos divinas, de sermos chamados misericordiosos e benignos.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias de São Gregório de Nazianzo, bispo. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996.).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra:  "Tu sabes até o fundo da minha alma." (Sl 138,14)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa