22 de Fevereiro, 2021

SEGUNDA 22/02/2021

Cátedra de S. Pedro, Ap., festa.

1Pd 5,1-4 Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1) Mt 16,13-19

EVANGELHO Mt 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

No Evangelho, podemos ver que, a profissão de fé de Pedro é plena e completa, com todo o sabor da fé pascal. Ao mesmo tempo que define quem é Jesus, Pedro também manifesta plenamente a sua própria identidade daquele que crê e nisso representa a todos nós. Também nos perguntemos quem é Jesus, de fato, para nós. Ao mesmo tempo nos conscientizemos da missão que recebemos para aderir ao projeto da realização do Reino de Deus.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

De entre os homens de todo o mundo é Pedro o único escolhido para ser posto à frente de todos os povos chamados à fé, para ser posto à frente de todos os Apóstolos e de todos os Padres da Igreja; e assim, embora haja no povo de Deus muitos sacerdotes e muitos pastores, Pedro é o verdadeiro guia de todos aqueles que têm Cristo como chefe supremo. Dignou-Se Deus conceder a este homem, caríssimos irmãos, uma grande e admirável participação no seu poder; e, se Ele quis que os outros chefes da Igreja tivessem com Pedro algo de comum, foi por intermédio de Pedro que isso lhes foi concedido.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias sobre os evangelhos, de São Gregório Magno, papa. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996).

Viva hoje a Palavra: "Dai glória a Cristo Senhor, e estais sempre dispostos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vos pedir explicações.” (1 Pe 3,15).

ORAÇÃO

Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.