Notícia

14 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Nosso testemunho tem uma força transformadora”

SEGUNDA  14/12/2020

3ª SEMANA DO ADVENTO

SÃO JOÃO DA CRUZ

Nm 24,2-7.15-17a; S24,4-9; Mt 21,-23-27

 

EVANGELHO: Mt 21.23-27

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

MEDITAR A PALAVRA

“Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

No Evangelho, Jesus encontra-se diante de pessoas que ainda não estão preparadas para acolherem a verdade que ele propõe. E para que possam compreender sua autoridade é necessário reconhecer os próprios pecados, tomar consciência da distância que existe entre os seus pensamentos e os pensamentos de Deus e mudar de vida. A nossa proximidade com Cristo, por meio da leitura de suas palavras, da Eucaristia, da oração, de uma vivência assídua e comprometida na comunidade, nos ajudará a compreender quem verdadeiramente é Jesus nos colocando abertos à sua missão.

LEITURA ESPIRITUAL

Por mais mistérios e maravilhas que tenham descoberto os santos Doutores e entendido as almas santas neste estado de vida, o melhor fica-lhes por dizer e até por entender. Efetivamente, há muito que aprofundar em Cristo, porque Ele é como uma mina abundante com muitas cavidades cheias de tesouros, que por mais que afundem nunca lhes encontram fim nem termo, antes em cada cavidade vão encontrando novas veias de novas riquezas. Por isso disse São Paulo, falando de Cristo: N’Ele estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência, nos quais a alma não pode entrar nem a eles pode chegar, se, como dissemos, não passar primeiro pela estreiteza do padecer interior e exterior.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Cântico espiritual, de São João da Cruz, presbítero. Séc. XVI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1072)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa