07 de Dezembro, 2020

“Sirvamos ao próximo no acolhimento”

SEGUNDA  07/12/2020

2ª SEMANA DO ADVENTO

SANTO AMBRÓSIO

Is 35,4-7a; Sl 84,9-14; Lc 5,17-26

EVANGELHO: Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

O Evangelho nos coloca diante de um fato de grande misericórdia: alguns homens, com o coração solidário, conduzem um paralítico ao encontro de Jesus, possibilitando assim, que este seja curado. Por outro lado, Jesus não se incomoda com os comentários contrários por parte de algumas pessoas, mas no seu acolhimento misericordioso cura este homem. Olhando as atitudes de Jesus, também nos coloquemos abertos e façamos o caminho de ir ao encontro daqueles que, por alguma situação, não podem chegar até Jesus. Levemos a Palavra de Deus que transforma, cura, ilumina, liberta transformando vidas.

LEITURA ESPIRITUAL

A Igreja do Senhor, edificada sobre a pedra apostólica, mantém-se segura entre os escolhos do mundo e, apoiada em tão sólido fundamento, permanece firme contra as investidas do mar em tempestade. Vê-se envolvida pelas ondas, mas não abalada; e embora muitas vezes os elementos deste mundo a sacudam com grande fragor, ela oferece aos navegantes cansados um porto seguro de salvação. Ela flutua no mar, mas navega também pelos rios, sobre aqueles rios de que se diz no salmo: Os rios levantam a sua voz. São os rios que brotam do coração daqueles que beberam da água de Cristo e receberam o Espírito de Deus. Quando transbordam de graça espiritual, estes rios levantam a sua voz.

(LITURGIA DAS HORAS. v. I. Das Cartas de Santo Ambrósio, bipo. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1034)

Viva hoje a Palavra: “Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo.”